sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Evangelho (Mateus 25, 31-46)
Domingo, 20 de Novembro de 2011
Jesus Cristo, Rei do Universo
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Neste domingo, 20 de novembro a Igreja celebra a festa de Cristo Rei do universo. Hoje encerramos o ano litúrgico, logo iniciamos o Advento.
O Evangelho nos mostra um Rei juiz. Entender o reino de Cristo é entender a expressão máxima do Amor. Seu Reino é de vitória definitiva do Amor. A realeza de Cristo é a nossa realeza. E sua realeza manifesta-se definitivamente em sua Ressurreição e Ascensão. Cristo é Rei e nos somos reis e rainhas com Ele. Como Ele venceremos as trevas deste mundo. Mas é preciso cada um fazer a sua parte. Ele mesmo disse: "Vinde benditos de meu Pai… Recebei o Reino  que meu Pai vos preparou..." "Afastai-vos de mim, malditos, ide para o fogo eterno..."

Essa cena não é uma descrição fotográfica do juízo final. É uma Catequese que nos revela que o amor aos irmãos é uma condição essencial para fazer parte do Reino. Cristo protege os necessitados e se identifica com eles.

O Reino de Deus
É uma semente que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história através do amor e que terá o seu tempo definitivo, no mundo que há de vir. No entanto, esse Reino já está no meio de nós. E Jesus nos convida a fazer parte dele e a trabalhar para que esse Reino chegue ao coração de todos os homens…

Jesus aceitou ser Rei diante de Pilatos: “Sim sou Rei... e para isso vim ao mundo. É na Cruz que Jesus aceita o reinado. Ele serve a todos, aceita morrer para salvar a humanidade. Seu Reinado é de serviço.
Ele perdoa o Bom Ladrão, que reconhece a sua realeza e pede a salvação. Jesus lhe garante: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”.

Dio do leigo
É Vocação de todo cristão é viver o Batismo no meio do mundo, trabalhando para a transformação de uma sociedade mais justa e fraterna, anúncio do Reino definitivo.

Para refletir:
Estamos conscientes de sermos cidadãos desse Reino?
Ele reina de fato, em nosso coração?
Trabalhamos para que esse reino chegue ao coração de todos os homens?

Paz e bem!
Frei Luizinho Marafon







Nenhum comentário: