terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DEUS SE FEZ GENTE...


São Francisco e o Presépio em Greccio
Alguns dias antes do Natal de 1223 Francisco chamou seu amigo João Velita e quis preparar um lugar para celebrar o Natal. Queria lembrar o Menino que nasceu em Belém, os apertos que passou e como foi posto num presépio, e ver como ficou em cima da palha entre o boi e burro. João, o amigo, escutou Francisco e preparou tudo como ele havia pedido. Aproximava-se o dia de Natal. De muitos lugares chegavam os irmãos. Homens e mulheres traziam tocha para iluminar a noite. Greccio tornou-se uma Nova Belém. A noite que Francisco fez o primeiro presépio estava linda. O bosque ressoava com vozes que ecoavam nos morros. Os Frades cantavam louvando o Senhor.
Ali ao redor do presépio foi celebrada a missa. Francisco atuou como diácono. Pregou sobre o amor do Menino-Deus para com a humanidade. Todos sentiram uma piedade e alegria natalina jamais experimentada até então.
A partir daquele dia, surgiu a tradição do presépio e o Natal de estilo franciscano: festa da alegria, da simplicidade.
Maria deu à luz ao Menino num lugar frio, rude e muito simples. Essa criança mudou os rumos e os destinos da história, dividindo-a entre um antes e um depois.  O amor sempre encontra lugar nos corações generosos, abertos, disponíveis e simples. É por causa do amor infinito de Deus e o Sim de Maia que hoje nós celebramos o NATAL. E o Natal sempre será celebrado, pois Deus jamais abandonará a humanidade.
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de graça e esplendor!
Frei Luizinho Marafon



Nenhum comentário: