Solenidade de Pentecostes
Evangelho segundo João ((Jo 20,19-23)
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos
Comentário
A presença de Cristo Ressuscitado cria uma nova humanidade. O cristianismo nasce da experiência comunitária da presença e da força do Ressuscitado. O Espírito Santo de Deus é dado pelo Ressuscitado para renovar os homens, purificando-os do pecado.
A finalidade é levar o leitor à fé em Jesus, reconhecendo-o como Messias. Ele é o filho de Deus. E dá um sentido novo à nossa vida.
As primeiras comunidades viram o Ressuscitado, mas as gerações posteriores deverão crer pelo testemunho de fé. A paz e a alegria são a certeza de uma vida nova. O Ressuscitado concede vida nova a todos.
O Espírito Santo é o Iluminador, aquele que nos faz capazes de pensar, amar e vibrar com a vida. A assistência dele nos faz homens e mulheres de fé e a sua luz nos faz sonhadores com uma vida digna para todos. O Espírito Santo é vida. Na festa de Pentecostes, a Igreja entoa um grande e solene louvor à Santíssima Trindade. Proclama que, desde a criação do universo, a história é dirigida pelo Deus Uno e Trino. O Espírito Santo é a teofania de Deus na comunidade, provocando a comunicação acessível a todos por intermédio do amor.
Para meditar
Somo Templos do Espírito Santo. Deus mora em nós... Ele tomou conta de nós. Ele nos ensina a falar a linguagem do amor e com Ele podemos renova a face da terra!
Paz e bem!
Frei Luizinho Marafon
Nenhum comentário:
Postar um comentário