sexta-feira, 1 de julho de 2011

Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus. (16,13-19)

 
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário

PEDRO, DISCÍPULO de Jesus, escolhido por ele como o primeiro Papa.
Quando falamos de Pedro nos lembramos da instituição de Cristo para que servisse aos irmãos à frente da igreja. Foi uma testemunha ocular da vida de Jesus, de sua morte e ressurreição.
Pedro faz uma confissão: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo”! Diante da confissão recebe de Jesus o maior elogio e, também, a maior responsabilidade. Dele vai nascer a Igreja, a comunidade de todos aqueles que reconhecem em Jesus o germe da nova humanidade.  Jesus indica Pedro como o pastor de seu rebanho. Essa missão, hoje, é exercida pelo papa, sucessor de Pedro na Igreja, assim como o foram todos os papas.

PAULO, o primeiro MISSIONÁRIO, que levou a Igreja ao mundo. O primeiro missionário fundador de comunidades. Pregou o Evangelho depois de sua conversão. Se converteu ao cair do cavalo quando estava a caminho de Damasco (At 9,1ss)

Os dois personificaram a identidade da Igreja, como discípulos e missionários.
Diferentes na missão, no caráter, no estudo,
mas profundamente unidos no AMOR e na FÉ por Cristo e sua Igreja.
A celebração de domingo, 3 de julho é muito antiga, anterior até a própria festa do Natal.

Para refletir:
Pedro não duvidou em responder logo quem era Jesus. E para nós, hoje, quem é Jesus?
Pedro e Paulo se colocaram a serviço de Cristo e da Igreja.  E nós, o que fazemos pela nossa Igreja?

Paz e bem!
Frei Luizinho Marafon

Nenhum comentário: