terça-feira, 12 de novembro de 2013

Quando eu nasci, eu queria ser: jornalista

Eu nasci na cidade de São Domingos Estado de Santa Catarina. Fui criado entre montanhas e desde cedo aprendi o ofício dos agricultores. Como a região era montanhosa, todas as tardes, do alto da montanha eu contemplava o por do sol. O irmão sol se escondia entre as nuvens e meus olhos brilhavam ao chegar o fim de mais um dia vendo tanta beleza. Tinha sempre em mente: O que serei quando crescer? Qual será o meu futuro? Quero ser um comunicador. Cansado e fatigado pelo trabalho árduo, descia a montanha como minha cetra em punho. Tinha sempre a esperança de encontrar um bando de jacus à beira do caminho para exibir minhas habilidades guerreiras e fazer uma boa caçada. Ao chegar em casa exibia os troféus e mamãe preparava um jantar gostoso para toda a família. Papai fazia questão de participar da minha alegria oferecendo um saboroso vinho. O tempo passou e um desejo latente pulsava dentro do meu peito: Preciso estudar, preciso fazer algo de mais importante e atrativo do que isto. Um dia um padre visitou a minha casa e, com muita vergonha, disse a ele que eu desejava entrar para o Seminário. Passados poucos dias já estava eu morando com os freis e estudado no Seminário. Que tempo gostoso, não volta jamais. Quanto aprendizado junto aos mestres. Quanta sabedoria em tantos educadores. Quantas lições de vida. Quanta experiência adquirida. Passei grande parte de minha vida nos bancos de Escolas, Seminários, Universidades e sempre com um desejo: ser jornalista. Quando me formei sacerdote sempre fui designado para atendimento de seminários e paróquias, mas infelizmente nas cidades por onde trabalhei não havia o curso de jornalismo. Mas eu sempre me dediquei muito à leitura, trabalhos em rádios e pequenos jornais. Jamais deixei de lado o sonho de criança quando contemplava a natureza do alto das montanhas. Hoje estou realizando este sonho e terminando o curso de jornalismo. Não acho tarde e nem cedo é a minha hora, a minha vez. Tudo o que já realizei até aqui esta me ajudando a continuar a caminhada. Novos mestres, novos colegas, novas oportunidades, tudo somado enobrece a vida e a profissão. Tenho certeza que estou realizando um grande sonho. Quando eu nasci, eu queria ser: jornalista. Mas antes de ser jornalista sou cidadão e o meu direito termina onde começa o direito do outro. Como jornalista teria muitas oportunidades de escrever, relatar, dialogar e noticiar fatos. Jamais quero ser o dono da verdade. Quero estar sempre estudando e acompanhando os fatos e dar minha parcela de contribuição. Jamais quero ser sensacionalista e fazer fama em cima da desgraça dos outros. Mas quero buscar sempre a verdade. Sei que é difícil ser imparcial, mas quero sempre ouvir todos os lados de uma história, de uma noticia. Tenho plena consciência que a ética deve estar presente na minha vida e não somente na minha profissão. Luizinho Marafon

Nenhum comentário: